sábado, 28 de março de 2009

E isso explica tanta coisa...

Não vou fingir e dizer que fui o típico rapaz durante a minha infância.
.
Por exemplo, interessei-me por filosofia bastante cedo. Cedo demais, até.
Lembro-me de ler que o conhecimento é inverso à felicidade. No fundo, a máxima que Fernando Pessoa já tinha abordado: na ignorância, a felicidade.
.
E como era típico, tive de levar o assunto ao seu expoente máximo e questionar-me:
"Tendo a escolha entre todo o conhecimento do mundo e ser infeliz, e não o ter mas ser feliz... o que escolheria eu?"
.
Decidi-me pela primeira opção. Aos 12 anos.
E isto preocupa-me.
.
E preocupa-me ainda mais que após 10 anos não tenha a certeza se faria uma escolha diferente.

2 comentários:

Anónimo disse...

Escusado será dizer que qualquer outra escolhia seria impossível :)

Mas deixo a exploração do paradoxo que introduziste no teu texto para outro post teu.

Ela disse...

Para mim, o desconhecimento traz-me muito mais insatisfação que o conhecimento, seja ele qual for.
Não acho nada estranho que continues a achar que fizeste a escolha acertada.

Sesguidores