quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Causalidades


"Mulheres que bebem dois ou mais cafés por dia têm menos riscos de sofrer de depressão"

É o que aponta um novo estudo da Harvard Medical School. Parece fazer sentido, visto que a cafeína é, afinal de contas, um estimulante. O que acho curioso é algumas das correlações adicionais encontradas nesse estudo sendo elas, citando o artigo do iOnline, " (...) consumidoras regulares de café são mais propensas a fumar e a beber álcool, e estão menos envolvidas com actividades da igreja ou grupos voluntários ou comunitários. Para além disso, são menos propensas a ter excesso de peso e a sofrer pressão alta ou diabetes".
A minha questão agora é se a diminuição da depressão vem do café ou se vem dessas outras coisas mencionadas que são "características" das mulheres que bebem café.

8 comentários:

Dias Cães disse...

Vê-se logo que isto é coisa séria. Pois eu bebo 3 cafés por dia, sou depressiva nas últimas, tenho excesso de peso e tenho diabetes...
Pelo menos numa coisa bate certo: tenho muito menos vontade de ir à igreja...

T disse...

'dass!

Dias Cães disse...

Eu sei... não devia ter deixado de ir à igreja...

T disse...

Ahaha, boa.

L. disse...

Também não me revjo muito nisso... simplesmente, não bebo café, e também não me parece que seja propensa a depressão, pelo contrário! No entanto, não fumo mas bebo alcool.
Grupo voluntário, diabetes e pressão alta também não se veem por estes lados.
Ou seja, não tem nada a ver... :)

T disse...

Bem, o estudo é sobre tendências numa maioria estatística. Significa que isto não se refere a TODAS as mulheres que bebem ou não café regularmente. Simplesmente parece haver uma tendência nas mulheres que bebem café regularmente para este tipo de coisas, ou seja, estes elementos coexistem na maioria das mulheres que bebem café regularmente, mas não em todas.

Lady Me disse...

Boa questão! Não sei se é excepção ou não à regra mas a minha mãe bebe pelo menos dois cafés por dia, não fuma nem bebe, vai à igreja piamente e é cheiinha. De certeza que é uma caso à parte. Porque a mim, só me falta fumar!

Rui Pi disse...

Adoro estes artigos capazes de relacionar um montão de coisas com apenas um único factor. Se uma pessoa for a ler bem são apenas dados estatísticos e não relações factuais...
Será que não vou à igreja porque bebo café? Ou não deprimo porque não vou à igreja? Ou... ou...

Descobri este blog em blog.com.pt e gostei. Estás oficialmente adicionado ao meu blog, que me lembrei de fazer renascer depois de uns longos meses em stand-by.

Sesguidores