sábado, 17 de abril de 2010

Hoje em dia todos se acham psicoterapeutas

.
Fizeram-lhe a pergunta que ele conhece de cor e salteado. "Porque é que achas que tens de ser assim?". Sempre a mesma frase em procura de sentido onde ele não se encontra.

- Tu és falso, de certa forma. Pareces artificial.
- Artificial?
- Sim, a tua postura, a tua forma cuidada de falar. Nota-se que tentas fazer-te passar por algo que não és. Passas uma imagem de maior segurança para que te sintas seguro. E por isso tens de ficar sempre por cima.
- Eu gosto de discutir, gosto de argumentar, gosto de picar os outros e gosto de me fazer advogado do diabo. E geralmente os temas de discussão são coisas em que eu já pensei bastante e sobre as quais li e por isso tenho alguns pontos "bem estudados". Não é tanto por uma questão de poder.
- Mas também é. Tu és muito bom a notar as fragilidades dos outros e aproveitas-te delas. Porque ajuda-te a disfarçar as tuas próprias fragilidades e ajuda-te a ganhar a discussão.
- É possível que por vezes o faça inconscientemente, sim.
- Mas fazes. E isso faz parte do fazeres-te passar por alguém arrogante e seguro, usas isso para compensar.

- Parece que tens de ser sempre o melhor.
- Acho que isso é normal até certo ponto. Todos nós gostaríamos de ser realmente bons em algo. E eu nunca me sinto realmente bom em algo; sou medíocre ou razoável em várias coisas, mas não me sinto muito bom numa só coisa.
- E porque é que não podes ser bom em muitas coisas?
- Porque não sou.
- Mas o que tu queres é ser um génio, e tu assim como és nunca te vais sentir realmente bom numa coisa porque desvalorizas sempre.
- Sim, e já fiz as pazes com isso. Já sei que vou andar sempre frustrado, que por muito bom que me torne em algo vou querer ser sempre melhor e vou desprezar o positivo do que fiz.
- E é assim que queres viver a tua vida?

4 comentários:

L. disse...

acho que tem a ver contigo. mas também hoje em dia todos se acham psicoterapeutas, psicólogos e afins. e eu nem sequer te conheço. de qualquer forma: http://www.youtube.com/watch?v=tUqUqG-ZGoU

(sim, é uma cena retirada de um episódio twilight zone)

Ana disse...

foi isto que disseste a ti mesmo num momento mais mordaz? se isto é um daqueles discursos internos, então a única coisa que tenho a dizer é "auch!".

Anónimo disse...

tremendo dejá vu...de repente, passei a odiar-te.

Andreia disse...

Todos nós estamos divididos: pela imagem que passamos, por aquilo que somos na realidade e por aquilo que pensamos que somos! Por isso a tua imagem não espelha 100% o que realmente és e o que pensas que és nem sempre é a realidade. É tudo tão subjectivo! Eu, por ex., conheço pessoas q se acham... grandes, quando na realidade são pequenos e o contrário também.

Sesguidores