sábado, 2 de maio de 2009

Às vezes dá-me disto... muito às vezes... pelo menos bem mais do que queria

.
Fobia Social (ou Perturbação da Ansiedade Social)
.
"A característica essencial da Fobia Social é o medo acentuado e persistente de situações sociais ou de desempenho nas quais o embaraço possa ocorrer. A exposição às situações sociais ou de desempenho provoca quase invariavelmente uma resposta ansiosa imediata. Esta resposta pode tomar a forma de Ataques de Pânico situacionais ou situacionalmente predispostos. (...) Muito frequentemente, a situação social ou de desempenho é evitada, apesar de por vezes ser enfrentada com sofrimento."
.
"(...) Nas situações sociais ou de desempenho temidas, os sujeitos com Fobia Social têm preocupações a propósito do embaraço e têm medo que os outros os considerem ansiosos, fracos, «loucos» ou estúpidos."
.
"(...) O sujeito com Fobia Social evita, de modo típico, as situações temidas. De modo menos comum a pessoa força-se ao confronto com a situação social ou de desempenho, mas experimenta uma ansiedade intensa. Pode igualmente ocorrer forte ansiedade antecipatória muito antes do confronto com as situações públicas ou sociais (...). Pode existir um círculo vicioso entre a ansiedade antecipatória que conduz aos sintomas e cognições nas situações temidas, que por sua vez levam ao mau desempenho, verdadeiro ou suposto, nas situações temidas, que conduz ao embaraço e aumento da ansiedade antecipatória, e assim sucessivamente."

3 comentários:

Leonor disse...

Fazes post's de 2 em 2 segundos e depois apetece-me comentar tudo. Assim interno-me.

T disse...

Peço desculpa desde que me peças desculpa a mim por me deixares ansioso por causa do meu número de posts.

Leonor disse...

Desculpas enviadas.

Sesguidores