segunda-feira, 23 de julho de 2012

Para os pequenos


Para quem ainda se lembra do que é acordar criança e acreditar que se pode ser astronauta e sonhar que se é super-herói e sabe que não há nada que se quebre neste mundo que não se possa restaurar com cola ou amor...
Enganas-te.
Ou assim to dirá a experiência ou a sabedoria das pessoas quebradas que te rodeiam.
É que ainda tens muito que viver e, embora até sejas inteligente, ainda tens de muita coisa a aprender que só se aprende com idade e com a experiência de vida.
E o que as pessoas te querem dizer com isto é que, como elas, ainda vais sofrer. E, como elas, esse sofrimento te irá roubar aos poucos as esperanças e os sonhos. E a verdade é que, embora algumas dessas pessoas te amem de forma genuína, não querem que sofras sem aprender as mesmas lições que elas aprenderam. E aqui é que fica complicado, porque se tu conseguisses fazer isso, isso significaria que elas como tu sofreram mas não conseguiram manter essa lasca brilhante. E aí teriam sido elas a falhar e isso significaria que elas não seriam alguém especial.
A única lição adulta, prometo, que te tento ensinar aqui é que... aos adultos conforta-lhes ser mediano. Não se é muito bom mas, ao menos, também não se é mau de tal forma que se saia do normal. E quando virem alguma réstia de brilho em ti, isso irá confundi-los. Não o compreenderão porque não querem e não podem fazê-lo. Alguns tentarão extinguir isso em ti e poderão até pensar que será pelo teu bem - porque quando se cresce por cá, os sonhos são considerados um impedimento para se fazer uma vida a que se chama de saudável.
Gostaria de te poder ajudar mas eu próprio, como toda a gente (independentemente do que a ti te digam), não sei o que é melhor nem sei o que realmente estou a fazer. Mas se decidires guardar escondido esse pedaço de esperança numa caixa só tua para que nada lhe aconteça, faço-te apenas um pedido - mostra-o de vez em quando, nem que seja à socapa e só um bocadinho. É que há quem precise de o recordar.

0 comentários:

Sesguidores