sábado, 23 de junho de 2012

Vasectomia moral


As pessoas em geral e os familiares em particular não percebem que eu diga que não sei se um dia terei filhos. Torce-se o nariz e diz-se que "daqui por uns anos" irei querer ter filhos - que é trocar alhos por bugalhos. Tenho bastante certeza que, daqui por uns anos, terei vontade de ter um ou mais catraios. O que não sei é se tenho meios para os ter.
Não falo de meios financeiros. Não sei se terei outro tipo de meios mais importantes que o dinheiro.

Farto-me de os ver. Pessoas que têm filhos como forma de tentar fortalecer uma relação amorosa que está a findar. Pessoas que têm filhos porque é o próximo passo a dar. Pessoas que têm filhos porque acham que é giro. Pessoas que têm filhos para aumentar a sua própria auto-estima. Pessoas que têm filhos porque querem ter filhos e querem ser pais e não porque querem trazer ao mundo e criar um indivíduo separado deles, com vontades e desejos diferentes do que aqueles que lhes são planeados.
Farto-me de os ver. Pessoas que têm filhos mas não têm estabilidade emocional ou psicológica para dar a uma criança aquilo que ela precisa para além do material. E infelizmente a maioria dos pais que andam por aí não são pais - são fábricas multiplicadoras de desespero.

Eu quererei ter filhos mas não sei se os terei. Porque tenho primeiro de me encarar como sendo digno da tarefa que é ser pai. E não sei se esse dia chegará.

1 comentários:

Anónimo disse...

se tens essa consciência penso que estás bastante mais próximo de um dia teres esses "meios" para ter um filho.

Rita

Sesguidores