sábado, 6 de dezembro de 2008

O primeiro ícone sexual

Em 1988 saiu para os cinemas o filme algo controverso "Quem tramou Roger Rabbit?", revelando-se um êxito cinematográfico e um momento inesquecível para muitas crianças. Este foi para muitos de nós o primeiro filme não completamente animado que conseguimos ver até ao fim e do qual conseguimos gostar. É, alias, um filme que ainda hoje em dia revejo com muito gosto.
.
Os diálogos eram inteligentes e engraçados. As personagens novas tinham personalidades bem-definidas e apelativas, e existia um enorme conjunto de personagens familiares já adoradas que, sem monopolizar o filme, se mantiam fiéis ao que já conhecíamos delas. O filme estava de facto muito bem escrito e realizado. Tinha alguns momentos bastante negros, o que hoje não seria aceite para um filme que qualquer criança pudesse ver, mas isso só lhe acrescentava profundidade; todas as crianças sabem que existem coisas assustadoras no mundo como a morte e o sofrimento, não é um desenho animado que lhes vai introduzir essa noção.
.
Mas havia algo para o qual nenhum de nós estava preparado.


Lembro-me de em miúdo ter visto o filme umas centenas de vezes, mas a primeira vez que o vi houve algo que mudou em mim. Foi a primeira vez que se implantou no meu cérebro a ideia de que existia algo mais neste mundo do que rebuçados, jogos de computador e brinquedos das tartarugas ninja. Intui, nesse momento, que havia algo nesta vida pela qual valia a pena crescer.
Esta cena em particular está tão carregada de erotismo que quase que dá para cortar à faca a tensão das ondas de luz que irradiam do monitor. Este é um momento extremamente pontente... e tratam-se de desenhos animados.
.
Eu sei que a figura da Jessica Rabbit deveria ser completamente ridícula... uma mulher com figuras tão anatomicamente exageradas, cuja possibilidade de existência é puramente irrealista e inconcebível, não deveria ser minimamente sexual. No entanto é, e desconfio que isso é uma grande derrota para a raça masculina no geral. Mas a sério que não estou minimamente preocupado. Além do mais, não é só a sua figura; a Jessica Rabbit sabe ser sensual, bolas!
.
E melhor que tudo, ela é completamente apaixonada pelo maior totó do filme, o Roger Rabbit. Se ele conseguia ter uma mulher assim, isso significava que um de nós também tínha alguma hipótese.
.
Depois de ver este filme, nenhum rapaz teve outro remédio senão crescer um bocadinho e esperar em vão pelo dia em que conhecesse uma mulher igual à Jessica Rabbit.

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu nasci em 88.

T disse...

Continuas a não ser nenhuma Jessica Rabbit =P

Sesguidores